Image Map
Image Map

22/07/2013

HORA DAS DICAS: MUNDO MÁGICO DO PATChWORK - 

materiais:

Bem isso é mais uma conversa do que uma dica propriamente dita... quero falar sobre materiais baseando-me na minha experiência pessoal com patchwork que considero importantes na hora da compra dos materiais e que podem ajudar quem esta começando...
Ficaria muito grata que se quem pudesse ajudar... discutisse o assunto e nos falasse das suas experiências e me ajudasse a responder as perguntas de quem tiver dúvidas sobre o assunto. Mais uma vez quero deixar claro são minhas opiniões sobre o assunto e não são regras. Já que cada artesã se adapta de uma forma aos materiais que utiliza. Então esses detalhes podem não agradar à todas. De qualquer forma acho que podem contribuir com quem esta começando nesse mundo mágico do patchwork.
***Base de corte: eu acho que não tem diferença de qualidade entre as marcas mais famosas e caras para s nacionais que são um tanto mais baratas. Prefira bases de corte em centímetros, pode vir com polegadas, mas os centímetros são essenciais. A base de corte mais confortável de se trabalhar é a de 47 cm X 62 cm
***.Cortadores: não há diferença p mim Tb entre os importados e nacionais, talvez a lâmina importada dure um pouco mais, mas a diferença de preço entre elas não compensa optar pelas mais caras. Eu tenho das duas uma nacional e uma importada e não consigo perceber tanta diferença... De preferência que quando puder compre dua e deixe uma para cortar a fibra, porque a fibra cega a lâmina mais rápido, então quando eu troco a lâmina do cortador de tecidos vou colocando na de cortar fibra. Aproveito a que não está tão boa para usar na fibra... Os melhores cortadores são os de 45 mm.
***Réguas: eu prefiro as de 15 cm por 50 cm ou 60 cm. Tenho uma quadrada de 30 X 30 cm e quase não a uso. Para as réguas também, prefira as que vem com centímetros.
***Fios: de preferência 100% algodão. Eu uso Cadena
***Tecidos: sempre 100% algodão e todos devem ser lavados antes de usar... para que encolham e para que soltem a tinta mais superficial, para evitar que as peças manchem que forem lavadas. Eu passo em várias águas esse mais escuros e de cores mais fortes. E aprendi com minha mãe nas ultimas águas usar sal de cozinha na água para que fixe a cor. Já me falaram do vinagre, mas uma vez eu usei e manchei o tecido.
***Cola Spray: ótima para fixar o sanduíche do patchwork, é uma cola temporária... só para segurar as camadas de tecido e fibra enquanto costuramos. Mas não é fundamental, pode-se alinhavar ou alfinetar o trabalho Tb. Mas eu acho que usá-la agiliza muito nosso trabalho. Eu uso 505 Odiff.
***Fibra ou manta resinada: eu acho que deve ter muitos nomes por aí... aqui na minha cidade eu conheço por R100 e R200, a mais fina e a mais grossa respectivamente. E uso a fina apenas para por lenços de papel e porta cartões e algumas capas de livro. Em geral uso mais grossa. Elas vem com uma camada ou duas de cola, mas p mim se viesse sem nada seria a mesma coisa, já que a cola nunca funciona.
***Papel Termo- colante: eu tenho preferência pelo importado nesse caso, não me acostumo com o nacional, não gosto acho que ele descola antes mesmo de terminarmos o aplique... tem alguns que vem com um lado com cola tipo papel contact e eu grudo tudo nos meus dedos e faço a maior bagunça. Então nesse caso para mim prefiro gastar mais e ter certeza de que vai dar tudo certo. Eu prefiro o Heat Bond
***Máquina de costura: não é um material e sim um equipamento mas não posso deixar de falar dela aqui...Esse é o nosso grande dilema... isso é de preferência da pessoa mesmo. Eu prefiro as Singer, mas tem quem ame as Janome ou Brother... O principal é que faça ponto caseado para as aplicações e veja se ela tem disponível o calçador de quilt...
 Esses são os detalhes imprescindíveis para o patchwork. Se tiver mesa extensora também ajuda para trabalhos maiores. Difícil indicar qual é a melhor.
Todos os comentários são bem-vindos aqui

2 comentários:

  1. Sica, boa noite!
    Acho muito bonito isso que você está fazendo, passando o que sabe, sua experiência, como já falei em outros comentários, estou começando e você não imagina o quanto isso nos ajuda.
    Muito obrigada!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de comprar a cola spray temporária, mas vi várias marcas e estou em dúvida se há diferença entre elas, pq a diferença de preço é grande!

    ResponderExcluir

Todos os Direitos Reservados -Ateliê Maria Sica
Layout por Ana Flor Design | Programação por Heart Ideas – soluções criativas.